Marketing Opus 02/01/2019

O que são soft skills? Entenda esse conceito e saiba como elas impactam a produtividade de uma empresa!

Entenda agora a relação entre soft skills e produtividade na empresa

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é fundamental encontrar maneiras de aperfeiçoar os processos e aumentar a produtividade. As soft skills são habilidades importantes que geram impactos nos colaboradores de uma empresa, aumentando a qualidade do serviço e facilitando a comunicação.

Durante a formação de um profissional as habilidades técnicas são muito valorizadas, sendo que o lado emocional e o comportamental são esquecidos. Porém, no ambiente de trabalho a capacidade de relacionamento e a boa comunicação são imprescindíveis e permitem que o conhecimento seja colocado em prática.

Neste artigo, vamos entender o que são soft skills, como elas afetam a produtividade e de que maneira podem ser desenvolvidas. Acompanhe a leitura!

O que são soft skills?

Soft skills são as competências que estão relacionadas à personalidade e comportamento do profissional. Elas envolvem os aspectos mentais, emocionais e sociais de uma pessoa. Desse modo, são habilidades particulares que são adquiridas de acordo com as experiências, cultura, criação e outros fatores pessoais.

Elas dizem respeito aos relacionamentos e à capacidade de interação de um colaborador, por isso afetam a dinâmica de uma empresa e a produtividade. Por serem questões pessoais, elas são mais difíceis de serem detectadas e desenvolvidas e, em alguns casos, podem ser esquecidas.

Em ambientes de trabalho em que os funcionários têm as características comportamentais alinhadas com os objetivos da empresa, o desempenho tende a ser otimizado. Por outro lado, o desalinhamento gera conflitos e desencontros, que podem prejudicar os processos do negócio e afetar a produtividade.

É normal que muitos colaborados deem mais atenção para a formação acadêmica e deixem de lado a inteligência emocional. Porém, um profissional que não tem as habilidades de relacionamento desenvolvidas ainda não está preparado para oferecer o seu melhor no mercado de trabalho.

Além da inteligência emocional, as soft skills contribuem para trazer foco, engajamento, motivação e produtividade. Por isso, é preciso dar atenção aos aspectos comportamentais e emocionais dos colaboradores. Esse tipo de capacidade já está sendo bastante exigido por empresas, que perceberam que os profissionais que têm essas habilidades são mais produtivos.

Qual a relação delas com a produtividade?

Como citamos acima, as soft skills contribuem para melhorar a produtividade de uma empresa. A habilidade de relacionamento é fundamental para permitir que as comunicações fluam de maneira simples e eficiente. Vamos ver como essas habilidades são importantes para o negócio!

Melhoram a comunicação

A boa comunicação é importante em qualquer ambiente empresarial. Ela contribui para o relacionamento entre os colaboradores e também no contato com clientes externos e fornecedores. Profissionais que dominam essa característica auxiliam a produtividade da empresa e tornam as atividades mais prazerosas.

Ter uma comunicação eficiente envolve tanto a capacidade de se expressar quanto a de ouvir o que os outros dizem. Dessa maneira, os colaboradores podem contribuir com suas ideias, mas também são capazes de entender o que é passado para eles, permitindo que o trabalho seja feito da forma correta.

Aumentam a criatividade

Os profissionais criativos são valiosos e trazem inovação para a empresa. Novas ideias e sugestões que facilitem o trabalho são atitudes que colaboram para gerar qualidade nas atividades e uma produção mais coesa.

O espaço para esse tipo de troca de informações só existe em locais que valorizam o profissional. Por isso, as empresas se preocupam em investir em ambientes agradáveis e positivos. Desse modo, os colaboradores se sentem mais motivados para trabalhar e colocar as suas ideias em prática.

Otimizam o desempenho

Um ambiente agradável de trabalho é uma maneira simples de otimizar o desempenho dos colaboradores. Quando as habilidades emocionais estão sintonizadas, existe uma facilidade para que o serviço seja feito de forma correta e em menos tempo.

Colaboradores com soft skills são capazes de detectar as necessidades dos colegas e trabalhar em equipe, algo muito valioso para qualquer negócio. A colaboração é fundamental, pois permite que duas ou mais pessoas se esforcem com a intenção de atingir um objetivo comum. Desse modo, um complementa o trabalho do outro e as melhores características de cada um são utilizadas.

Oferecem resultados melhores

Com os benefícios que as soft skills oferecem, os resultados da empresa serão melhores. Quando tudo flui de maneira natural, é mais fácil atingir um padrão elevado de qualidade em todos os processos empresariais, que vão desde a produtividade até o atendimento ao consumidor.

Como desenvolver softs skills na empresa?

Agora que entendemos mais sobre como as soft skills colaboram para a produtividade da empresa, é interessante saber como desenvolvê-las. Como são características individuais e pessoais, elas não são tão simples de ensinar, mas alguns métodos são eficientes para moldar e criar novas habilidades nos colaboradores.

Uma forma de qualificar os colabores é por meio do Ensino a Distância (EAD). Algumas ferramentas desse tipo de treinamento ajudam a desenvolver habilidades pessoais no ambiente online. Situações cotidianas podem ser criadas e exigirem que o aluno seja capaz de resolver problemas de forma coletiva. Isso pode ser eficiente para aperfeiçoar o espírito de colaboração e trabalho em equipe, por exemplo.

Além disso, a empresa pode oferecer treinamentos e dinâmicas presenciais, que demonstrem a importância das habilidades pessoais. Esse tipo de atividade pode ser muito útil para exercitar a comunicação entre os colaboradores, o trabalho em equipe e outras características interessantes para a organização.

É válido ressaltar que as soft skills não são adquiridas de uma hora para outra. Elas precisam ser trabalhadas de forma constante, trazendo um crescimento gradual e efetivo. Com o passar do tempo, os colaboradores conseguem aperfeiçoar algumas habilidades e desenvolver características importantes, contribuindo para a produtividade da empresa.

Neste artigo, conhecemos o que são soft skills e como elas afetam o desempenho e a produtividade da empresa. Um ambiente saudável, com boa comunicação e relacionamento entre os colaboradores é fundamental para o sucesso. Ainda que sejam características individuais, elas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas, trazendo benefícios para o negócio e habilidades fundamentais para o trabalho em equipe.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que fala sobre o autoconhecimento profissional!



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