Marketing Opus 21/07/2020

Por que algumas pessoas têm medo de mudança e como superá-lo?

Nós costumamos nutrir um carinho especial pelas coisas que conhecemos. Sejam as lembranças da infância, da casa da vó, dos amigos da escola, sejam as atividades que desenvolvemos. Mas se você pensar bem, nem tudo foi tão perfeito como as nossas memórias insistem em fazer parecer. No entanto, isso é tudo o que conhecemos e, justamente por isso, nos sentimos confortáveis.

Lidar com o que nos é conhecido traz a sensação de segurança e para muitas pessoas esse sentimento é melhor do que precisar lidar com as coisas que nos trazem desconforto, como um chefe que não nos valoriza. O medo de mudança é real e capaz de atingir pessoas excepcionais, fazendo com elas percam oportunidades importantes em suas vidas.

Logo, se você faz parte desse time, leia o nosso post e veja como superá-lo.

Por que é importante sair da zona de conforto?

O filósofo Heráclito de Éfeso é conhecido por dizer que nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem. Ou seja, as mudanças acontecem a todo momento, nós apenas não estamos atentos o suficiente para perceber e explorá-las como deveríamos.

O desconhecido pode ser realmente assustador, mas sair da zona de conforto traz mais benefícios do que a superfície pode fazer parecer. Uma pessoa que é capaz de lidar com novos cenários, sejam planejados ou não, desenvolve as capacidades de flexibilidade, resiliência e autoconfiança, além de adquirir mais conhecimento.

Como superar o medo de mudanças?

Nelson Mandela dizia que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele, a conquista do medo. Então, perceba que sentir insegurança ao fazer escolhas e mudanças não é incomum ou um defeito. Todas as pessoas sentem medo em suas vidas, algumas mais e outra menos.

O importante é não deixar que ele domine você e o impeça de realizar grandes conquistas em sua vida. Logo, ao contrário do que possa parecer, a superação do medo de mudança não está relacionada com a falta de planejamento ou cuidado. Abaixo, listamos algumas dicas que vão ajudá-lo no seu processo de superação.

Liste os seus objetivos

Para superar o medo da mudança, é importante saber onde você quer chegar, por isso, liste os seus objetivos e trace metas a serem superadas. Você quer realizar uma viagem para o exterior? Indique tudo o que precisa fazer para realizá-la. A sua ideia é evoluir na sua carreira profissional? Busque as vagas que pretende concorrer e analise quais são as exigências do mercado para elas. Você precisa melhorar o inglês ou fazer uma especialização? Então, mãos à obra.

Trace planos

Como dissemos, a ausência do medo de mudança não significa falta de planejamento. Muito pelo contrário. Ao listar os seus objetivos e decidir onde você quer chegar, chegou o momento de traçar os seus planos.

Tenha metas de curto, médio e longo prazo, pois elas são importantes para manter a motivação e fazer com que você siga em seu caminho. Anote tudo o que você decidir para comparar a sua evolução e, aos poucos, perceberá o prazer de alcançar as suas conquistas.

Tenha uma rede de apoio

É muito mais fácil encarar as adversidades da vida quando contamos com uma rede de apoio, que pode ser desde financeira até emocional. Portanto, liste os seus amigos e familiares com quem você se dá melhor e que sente uma boa abertura para conversar e desabafe.

Às vezes, perdemos boas oportunidades na vida porque não compartilhamos alguns de nossos desejos com as outras pessoas. Para mudar de emprego, por exemplo, construir uma rede de networking sólida é essencial. Para isso, é necessário manter-se disponível ao mercado.

Além disso, se for possível, invista em serviço de acompanhamento profissional. Coachs, terapeutas e psicólogos são alguns profissionais que vão auxiliar no aumento do seu autoconhecimento e que poderão trabalhar os seus pontos fortes e fracos, identificando, inclusive, os motivos pelos quais você tem tanto medo de sair da sua zona de conforto.

Avalie a sua vida e veja quantas oportunidades pode estar perdendo por causa do medo de mudança. Coloque as nossas dicas em prática, vá em busca dos seus objetivos e só pare quando estiver satisfeito.

Se gostou do nosso texto, aproveite para ler o que escrevemos sobre a síndrome do impostor e descubra se você sofre dela.



O quanto esse conteúdo foi útil?

1 / 5. 1

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Habilidades para se desenvolver: 5 principais que você deve trabalhar

Habilidades para se desenvolver: 5 principais que você deve trabalhar

21/07/2020

Descubra agora mesmo o que é cultura organizacional e qual a importância de investir nesse elemento na sua empresa! Confira em nosso blog post!

Descubra agora mesmo o que é cultura organizacional e qual a importância de investir nesse elemento na sua empresa! Confira em nosso blog post!

13/01/2019

Habilidades de negociação: o que são e como desenvolver?

Habilidades de negociação: o que são e como desenvolver?

20/05/2020