Wladimir Martins 20/10/2021

DISC x MBTI – Você sabe diferenciá-las?

Dentro da jornada de coaching, os testes de análise comportamental são essenciais para viabilizar o conhecimento do profissional sobre o seu coachee, mas também para trazer autoconhecimento ao próprio coachee. Estes testes geralmente são feitos através de ferramentas especializadas e neles são utilizadas metodologias cientificamente estudas e endossadas por psicólogos e pesquisadores, como por exemplo as metodologias DISC e MBTI. Ambas tem como objetivo principal identificar e diagnosticar os principais aspectos do perfil comportamental de um indivíduo, que se dará a partir de traços da sua personalidade combinados à exposição a determinadas situações. As duas metodologias possuem semelhanças quanto aos seus objetivos e resultados, mas o formato de aplicação e suas execuções diferem.

DISC é um teste mais amplo e menos específico, cada uma de suas letras significam os 4 principais eixos comportamentais identificados em seus resultados sendo eles; Dominance(Dominância), Influence(Influência), Steadiness(Estabilidade) e Conscientiousness (Conformidade).

Na Dominância, um eixo alto determinaria pessoas objetivas e enérgicas, com grande potencial para liderança, enquanto um eixo baixo identificaria conservadorismo e um ritmo mais calmo e tranquilo no âmbito pessoal e profissional. Já a Influência quando encontrada em um eixo alto sugerem pessoas motivadas, persistentes e geralmente guiadas pela emoção, já em seu eixo mais baixo acarreta em um perfil mais sério, racional e cético. Se tratando da Estabilidade, um eixo alto determinaria pessoas rotineiras e que se arriscam pouco enquanto um eixo mais baixo traz um perfil aventureiro e com paixão pela mudança e pelos desafios. Na Conformidade, indivíduos com o eixo alto tem facilidade em cumprir regras e seguir ordens e são ainda perfeccionistas e aqueles com o eixo baixo são independentes, autoconfiantes e determinados.

O MBTI é um teste mais abrangente e mais específico, focado em uma combinação entre 4 características presentes na primeira base comportamental analisada e outras 4 características presentes na segunda base. Na primeira base de aspectos constam os Analistas, tidos geralmente como racionais e estrategistas com dificuldades no campo emocional. Os Diplomatas, sociáveis e intensos nas relações interpessoais, porém com dificuldades de posicionamento crítico. Os Guardiões, observadores e altamente exigentes, prezam pela segurança e estabilidade. E os Exploradores, curiosos, impulsivos e espontâneos. Já na segunda base, estão presentes aspectos como Mental, Energia, Natureza, Tática e Identidade. Nesta segunda base o objetivo é correlacionar as características identificadas no primeiro grupo, com as atitudes, hábitos, posicionamentos e opiniões tomados pelo indivíduo diante o cotidiano e seus desdobramentos. Independente da metodologia escolhida pelo profissional vale ressalvar que o principal é manter sempre a ética e a coerência dentro da aplicação dos métodos.

 



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

O que é e como ingressar no curso de analista comportamental?

O que é e como ingressar no curso de analista comportamental?

04/01/2021

Como construir uma gestão inclusiva?

Como construir uma gestão inclusiva?

26/05/2021

Saiba como lidar com uma gestão de crise e a importância do líder

Saiba como lidar com uma gestão de crise e a importância do líder

04/08/2020