Wladimir Martins 28/10/2021

5 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO RH – PARTE I

A cada ano que se passa os setores de RH do mundo todo concentram-se em desenvolver inovações diversas quando o assunto são seres humanos e suas particularidades. Essas inovações buscam principalmente suprir as necessidades e limitações vivenciadas no passado e agregar constantemente melhorias e novas técnicas e tecnologias aos conhecimentos de atuação desta área e suas vertentes. No texto a seguir vamos lhe apresentar as principais tendências para 2021 e 2022 para os setores de RH.

Flexibilidade

A prática da flexibilidade no trabalho tem conquistado cada vez mais espaço dentro das novas rotinas trabalhistas. O novo modelo de jornada de trabalho não baseia-se em horários fixos pré-estabelecidos ou uma certa fiscalização desse cumprimento de horas diárias, entre outros protocolos. Os horários diários que serão dedicados ao trabalho fica a critério de cada colaborador e cabe a este mesmo colaborador conscientizar-se sobre os prazos e metas a cumprir ao longo do mês. Esse tipo de flexibilização atrai principalmente novos talentos e jovens trabalhadores, além de proporcionar inúmeros benefícios aos adeptos, já que garante que o colaborador trabalhe apenas dentro dos horários em que ele se sente mais produtivo, podendo assim conciliar com mais facilidade o trabalho a outros compromissos da sua rotina.

LGPD

Caso você ainda não tenha se inteirado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida popularmente como LGPD, recomendamos fortemente que faça isso! A LGPD foi sancionada em 2019, vigorando oficialmente a partir de 2020. Desde então as empresas vem caminhando rapidamente para ajustar seus setores de acordo com as normas e regras da nova lei. Para as empresas que eventualmente descumprirem as medidas explícitas nesta documentação, algumas das prováveis consequências incluem multas altíssimas e penalizações judiciais. Para garantir que você e sua organização estejam dentro dos novos parâmetros estabelecidos pela LGPD, aconselhamos treinar adequadamente as equipes de RH acerca do assunto, além de realizar uma checagem, reparo das documentações e interações empresariais e manter uma constante fiscalização do cumprimentos dessas normas dentro da empresa.

Processos Virtuais

Com os avanços tecnológicos se expandindo a todo vapor por todos os segmentos das corporações e empresas, era de se esperar que os responsáveis pela área de recrutamento e seleção também optassem por caminhar nessa direção. Os processos administrativos antes realizados restritamente de forma presencial passam agora a ser feitos prioritariamente de forma online. Seleções, demissões, reuniões e tudo o que eventualmente possa envolver a necessidade de contato interpessoal. O recrutamento online por sua vez, por tratar-se possivelmente do momento de maior tensão e sobrecarga emocional ao colaborador, mesmo feito a distância, precisa manter-se humanizado. A preocupação e dedicação com o suporte e bem-estar do entrevistado deve existir do início ao fim do processo, sem contar é claro, a prática dos bons hábitos e a ética.

RH Efetivo

Transformar o seu RH em um setor estratégico nada mais é do que direcioná-lo especificamente para a potencialização dos colaboradores e consequentemente crescimento exponencial dos resultado da empresa. O RH estratégico pode facilmente ser alcançado seguindo alguns passos simples, que parecem óbvios, mas que são na maioria das vezes abandonados pelos setores com o passar dos anos. São esses passos; a implementação de dados estatísticos que demonstrem os níveis de satisfação e insatisfação do colaborador com relação a diversas áreas do ambiente organizacional, criação de políticas humanitárias, o foco na descoberta e no impulsionamento de habilidades comportamentais e por fim, a redução dos retrabalhos e a ampliação da eficiência no exercício das atividade rotineiras.

People Analytics

A Análise de Pessoas, em inglês people analytics, é um mecanismo que vem sendo implementado frequentemente para colaborar com os setores de RH no processamento de dados e análise estatística referente aos resultados individuais e coletivos dos colaboradores. A ferramenta trabalha principalmente construindo uma previsão de resultados potenciais e de melhoria com base, nos desempenhos e dificuldades apresentados durante um período de tempo determinado. São calculadas as perdas, possíveis ganhos, impactos sociais e econômicos e sugestões de melhores decisões e soluções a serem implementadas. Atualmente já existem dentro das próprias empresas alguns softwares específicos que exercem o people analytics e os mesmos podem ser encontrados através da busca virtual. Algumas das melhorias alcançadas com a implementação e utilização consciente do people analytics incluem o crescimento tanto em engajamento quanto em performance, os feedbacks assertivos, a recolocação efetiva de funcionários, clima organizacional harmonioso e bem-estar coletivo e a redução de gastos.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Saiba tudo sobre como fazer um curso à distância!

Saiba tudo sobre como fazer um curso à distância!

29/03/2020

Como a saúde mental dos colaboradores afeta a empresa?

Como a saúde mental dos colaboradores afeta a empresa?

18/04/2022

A CASA DE PAPEL, pressupostos comportamentais de uma equipe

A CASA DE PAPEL, pressupostos comportamentais de uma equipe

27/03/2018