Wladimir Martins 01/12/2022

Marketing e RH

Com objetivos bastante semelhantes, as áreas de marketing e RH são essenciais para que uma empresa alcance o sucesso. Enquanto o RH busca engajar o público interno, a partir da gestão de pessoas, o marketing visa engajar o público externo, com a construção de uma boa imagem da empresa para o mercado.
Para elevar os resultados, as organizações têm apostado cada vez mais na seleção de talentos, ou seja, no importante papel do RH de recrutar e fazer a análise de desempenho. Para isso, o setor de marketing se torna um ótimo aliado, uma vez que, boas estratégias e campanhas publicitárias atraem os melhores profissionais.
O ideal é utilizar o marketing para expor a empresa como uma boa empregadora, capaz de oferecer excelentes condições de trabalho e possibilidades de crescimento, fazendo-a atrair bons candidatos e gerar mais resultados. Para isso, é importante que os dois setores trabalhem juntos e explorem estratégias de atratividade, mostrando aos candidatos que se unir à organização pode ser benéfico a eles. Além disso, o setor de marketing serve para propagar valores da empresa que geram forte impacto social, demonstrando como ela pode afetar positivamente o mundo, e como ele, como profissional, pode contribuir com isso.
Os dois setores podem se relacionar e trabalhar juntos, contribuindo nos seguintes aspectos:

Ajustando a página de carreiras da empresa, tornando-a mais atrativa e dinâmica e não somente um mural de exposição das vagas, já que ela é o cartão postal e primeiro contato entre candidato e empresa. Além disso, é importante encontrar meios que facilitem o acesso à página, buscando reduzir o tempo de procura e, principalmente, os anúncios;
Segmentando não só os clientes, mas também possíveis candidatos. Com a segmentação do público-alvo, a empresa é capaz de direcionar o conteúdo, fazendo com que os anúncios cheguem no público certo. Pontue o perfil dos profissionais que você quer para a sua empresa, como: faixa etária, grau de entendimento, localização, especialização e habilidades, e faça um planejamento de marketing pautado nesse público. Esse estudo é essencial para que a empresa encontre exatamente o que procura;
Apostando nas redes sociais, uma vez que é o maior canal de comunicação e interação. Lá, a empresa poderá propagar livremente seus valores e se apresentar como uma boa alternativa, exibindo suas propostas e atividades. Se trata do melhor ambiente para aplicar as práticas de recrutamento, além disso, a empresa pode ter uma visão prévia do perfil dos candidatos, através de suas publicações e do seu perfil dele na rede.

Além disso, o Marketing pode ensinar alguns pontos para o RH, dentre eles podemos destacar o uso de dados e direcionamento estratégico, o que pode ser benéfico ao RH já que o setor poderá prever, analisar, aproveitar e coletar opiniões e tendências para atuar na gestão de pessoas.
De modo geral, o setor de marketing ajuda a encontrar e atrair novos talentos, que podem ser fundamentais para o crescimento do negócio. Dominar os mecanismos de relacionamentos entre as pessoas é crucial do ponto de vista estratégico. A empresa só alcança o sucesso se seus componentes estiverem alinhados e trabalharem harmoniosamente.



O quanto esse conteúdo foi útil?

0 / 5. 0

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

Como fazer a análise do perfil comportamental? Descubra aqui!

28/02/2019

Saiba tudo sobre como planejar o seu desenvolvimento de carreira!

Saiba tudo sobre como planejar o seu desenvolvimento de carreira!

29/11/2019

Tudo o que você precisa saber sobre reestruturação organizacional

Tudo o que você precisa saber sobre reestruturação organizacional

03/02/2020