Wladimir Martins 27/09/2022

Analisando Perfis Comportamentais de Personagens: Harry Potter

Harry Potter é uma saga composta por sete filmes e livros, escritos pela autora britânica J.K. Rowling, que narra as aventuras do jovem, Harry Potter, e suas tentativas de derrotar o vilão, Voldemort. Para isso, o bruxo Harry Potter conta com a ajuda de seus amigos, que possuem características únicas.
Harry – virtuoso, amigo e determinado. Mesmo se mostrando introvertido, consegue moldar, convencer e influenciar positivamente as pessoas a sua volta, fazendo-as refletir, seguir e defender suas ideias, se tornando um verdadeiro exemplo. Corajoso, Harry não se opõe a quebra de regras – se julgar necessário – e nem teme ser surpreendido pelos desafios e dificuldades. Esse conjunto de características é bastante desejada pelas organizações e agrada os recrutadores, uma vez que demonstra a capacidade de trabalhar em equipe e a coragem para lidar com os diversos cenários que surgem no mercado de trabalho. No entanto, o personagem Harry Potter é um pouco impulsivo e não costuma planejar suas ações, o que pode ser um problema se considerar as atividades e tarefas das corporações.
Hermione – perspicaz, estudiosa e dedicada, Hermione consegue analisar racionalmente o comportamento dos outros e as consequências de suas atitudes. Ela é ótima em resolver enigmas e foi fundamental para solucionar os problemas e desafios que surgiram no decorrer da saga. Perfeccionista e crítica, a personagem é algumas vezes mal interpretada ou tida como arrogante, por esse motivo, Hermione tem dificuldades em se relacionar com os outros e se mostra um pouco individualista. Inteligente e autêntica, Hermione defende seus próprios valores, que se pautam na justiça e liberdade, é bondosa, altruísta, leal, revolucionária e sensata. Traçando o perfil ideal dos colaboradores de uma entidade, as habilidades e características de Hermione são extremamente importantes e colaborariam para que a entidade alcançasse um lugar de excelência no mercado.
Ronny – afetuoso, alegre e imaginativo, o personagem Ronny pode ser considerado o coração do trio de amigos (Harry, Hermione e Rony). Bastante talentoso, Rony gosta de cultivar relações e fazer amigos, sendo educado e prestativo com todos eles. De espírito livre, o personagem demonstra ser atrapalhado e não articular bem suas ideias, mas é fundamental para ajudar o grupo a formar uma boa linha de raciocínio. Possui forte potencial de liderança, é criativo e tem uma excelente imaginação. Inserido no mercado de trabalho, o personagem apresenta características únicas que agradariam os gestores, como seu comportamento alegre, extrovertido, criativo e entusiasmado.
Luna – com personalidade própria, Luna se destacou na saga por sua autenticidade, lealdade e proteção. Com a imaginação aflorada, Luna consegue criar cenários criativos e únicos, e quase sempre consegue extrair algo útil de suas fantasias, mesmo que a julgassem por “viver com a cabeça nas nuvens”. Empática, amável, sensível e bondosa, Luna estava atenta e sempre se preocupou em ouvir e apoiar os outros. A personagem possui uma inteligência única em que consegue enxergar os vários lados de uma mesma situação. Considerando seu comportamento, não há dúvidas de que Luna apresenta um ótimo perfil e se destacaria no mercado de trabalho. Entretanto, sua imaginação e seus devaneios podem atrapalhara a rotina da organização. O ideal seria conservar as boas qualidades e trabalhar nas que são prejudiciais e danosas.



O quanto esse conteúdo foi útil?

5 / 5. 3

Compartilhar essa matéria


Artigos relacionados

Cinco lições aprendidas com o filme Toy Story 4

Cinco lições aprendidas com o filme Toy Story 4

29/08/2019

Você sabe o que é gestão da força de trabalho? Acesse este artigo para descobrir como atrair talentos para a sua empresa!

Você sabe o que é gestão da força de trabalho? Acesse este artigo para descobrir como atrair talentos para a sua empresa!

11/01/2019

Já ouviu falar em gaps de competência? Saiba como identificá-los

Já ouviu falar em gaps de competência? Saiba como identificá-los

10/02/2020